fbpx

Mosquitos: Atenção e cuidados

 

Os mosquitos, também chamados de muriçocas ou pernilongos, existem há cerca de 170 milhões de anos. Um mosquito pode voar entre 1 e 4 horas continuamente a uma velocidade que varia entre 1 e 2 km/h. Numa única noite eles são capazes de voar até 10 km. Das mais de 3 mil espécies que existem no mundo, um pequeno grupo evoluiu e se especializou em sugar sangue humano.

Mesmo hoje ainda não se sabe como os mosquitos rastreiam os humanos com tanta eficiência. De qualquer maneira, o assunto é importante, uma vez que mais do que o incômodo e coceira provocados pela picada, eles podem transmitir diversas doenças perigosas, como a dengue, zika e malária.

Vale ressaltar que apenas as fêmeas se alimentam de sangue, uma vez que elas o utilizam para produzir seus ovos. Em geral, os machos se alimentam de frutas.

O clico evolutivo dos mosquitos geralmente se acelera em período do ano cujo calor e umidade se apresentam juntos. No caso do Aedes Aegypti, por exemplo, do ovo até a fase adulta são necessários apenas 10 dias.

Diante da preocupação com a transmissão de doenças, o controle dos mosquitos é uma questão de saúde pública. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa, de modo a evitar a proliferação.

É importante lembrar de tampar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

 

_

Fontes:

CNN Brasil
Ministério da Saúde

img

Agende seus exames pelo WhatsApp